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    Já passaram vinte e sete anos desde que Bruno Beltrão criou com seu amigo Rodrigo Bernardi, o Grupo de Rua, na cidade de Niterói, vizinha do Rio de Janeiro. Inicialmente dedicada ao hip-hop, a companhia fazia atuações em festivais competitivos e programas de televisão. Nessa época, o GRN fez a sua primeira viagem internacional para Napoles, na Italia, onde participou de um festival competitivo de dança com a coreografia Metropole, trabalho que seria o ultimo antes da radical transformacao no seu trabalho que viria a seguir.

 

Depois dos seus estudos em História da Arte e Filosofia no Centro Universitario da. Cidade do Rio de Janeiro, Beltrão começou a procurar caminhos para levar a dança urbana para além dos seus próprios códigos e limites, introduzindo elementos estruturantes da coreografia pós-moderna no seu trabalho. O que procurava não era uma forma híbrida mas a criação de algo resultante da fusão do diálogo de duas formas diferentes de pensar e fazer dança. 

    Introduzido na Europa pelo  Rencontres Choreographique de Seine-saint-Denis e pelo Alkantara Festival em 2002, Bruno e o Grupo de Rua tornaram-se incontornáveis nos maiores palcos internacionais. Foi eleito coreografo Revelação do Ano 2016 pela revista Tanz e em 2010 e 2018 recebeu um Bessie em Nova Iorque.

O GRN se apresentou em 35 países e mais de 150 cidades ao redor do mundo.

O componente social, que na França está intrinsecamente ligado às danças urbanas da banlieue, também inclui a exportação de conhecimento coreográfico, especialmente no hip-hop e no novo circo. Coreógrafos como Aurélien Bory, Abou Lagraa ou Mourad Merzouki abordam repetidamente artistas ou b-boys que dançam na rua em outros continentes e se desenvolveram tecnicamente, mas não têm experiência em trabalho coletivo e coreográfico.
Sua desconstrução da estética b-boy transformou os corpos dos breakers em esquemas inquietos e, assim, questionou sua razão de ser na vida cotidiana.
sua razão de ser na vida cotidiana.
A missão dos "Merzoukis" na comunidade global de culturas urbanas é elevar o hip-hop nessas periferias a um novo patamar e trazer o talento dos breakers locais para o centro das atenções. Em 2008, ele reuniu dez b-boys das favelas do Rio de Janeiro ao seu redor, que nunca haviam experimentado o processo de ensaiar juntos e trabalhar com propósito. Não foi fácil para eles, mas foi assim que
"Agwa", uma peça de três minutos e meio muito vital, focada e estruturada que justificou todos os seus esforços. Desde então, Merzouki passou duas peças de seu repertório para os breakers do Rio e viajou para a Colômbia em 2017, onde reeditou seu clássico "Récital" para dançarinos de rua locais.
Bruno Beltrão: B-boying em vez de filmes 3D
Merzouki tinha dezesseis anos quando fundou o Accrorap com Attou e amigos. Bruno Beltrão tinha exatamente a mesma idade quando fundou seu Grupo de Rua com seu amigo Rodrigo Bernardi em Niterói, um subúrbio do Rio de Janeiro.
No entanto, sua trupe, cujo nome completo é Grupo de Rua de Niterói, era inicialmente um esquadrão de batalha no mais puro estilo, antes de Beltrão desenvolver ambições coreográficas a partir de 2000. Ele não precisou de nenhum incentivo de colaborações com coreógrafos europeus. A cultura da dança já havia se disseminado há muito tempo pela Internet. E, é claro, Beltrão descobriu a cena do hip-hop por meio de vídeos em uma época em que o hip-hop estava se estabelecendo como uma dança de aluguel automático. O fato de Beltrão originalmente querer se dedicar à criação de filmes de animação em 3D o tornou ainda mais receptivo à nova mídia e também o ajudou a reinterpretar e reimaginar os padrões de movimento dos B-boys - de forma semelhante à maneira como Merce Cunningham estava desenvolvendo novas relações entre corpo, equilíbrio e gravidade ao mesmo tempo com o programa de animação "Life Forms".
E enquanto os coreógrafos de hip-hop na França realizavam conceitos de palco cada vez mais abstratos e artisticamente abertos, Beltrão continuou a ancorar sua pesquisa na realidade social das favelas, apesar de toda a evolução estilística. Com "H2" e "H3", ele se estabeleceu como um dos principais inovadores do gênero. Sua desconstrução da estética b-boy transformou o corpo

Helena Katz

O teatro inglês Sadlers Well’s apresentou o Grupo de

Rua de Niterói como autor de um trabalho que está “distendendo os

limites da dança contemporânea em um território inteiramente novo,

misturando influências diversas, incluindo o hip-hop, para criar uma

linguagem coreográfica totalmente renovada". E esta é mesmo uma boa síntese para o que ele, de fato, está realizando.

O teatro inglês Sadlers Well’s apresentou o Grupo de

Rua de Niterói como autor de um trabalho que está “distendendo os

limites da dança contemporânea em um território inteiramente novo,

misturando influências diversas, incluindo o hip-hop, para criar uma

linguagem coreográfica totalmente renovada". E esta é mesmo uma boa síntese para o que ele, de fato, está realizando.

HISTORY

Twenty-seven years ago, in the city of Niterói, Bruno Beltrão, together with his friend Rodrigo Bernardi, founded Grupo de Rua, marking his beginning of a journey in the world of dance. Originally focused on hip-hop, they performed in competitions and events, even taking part in an festival in Naples, Italy, with the choreography "Metropole". This work represented a turning point before a significant transformation in the group's artistic direction.

 

    After joining the dance faculty at the Centro Universitario da Cidade in Rio de Janeiro, studying art history and philosophy, Beltrão began to explore how he could expand the horizons of urban dance by integrating elements of contemporary choreography. He wasn't simply looking for a hybrid form of dance, but rather a fusion that was the result of a dialog between two different perspectives on art and movement.

      International recognition was not long in coming, and Bruno and the Grupo de Rua stood out at important European festivals such as the Rencontres Choreographiques de Seine-Saint-Denis and the Alkantara Festival in 2002, marking their beginnings as prominent figures on world stages. Since then, the group has performed in more than 35 countries and 150 cities around the globe, receiving numerous awards, including two Bessie Awards in New York.

The impact of Beltrão and the Grupo de Rua also extends to the social dimension of dance. Both in Brazil and around the world, where urban dances are strongly connected to communities historically underserved by the State, he and his group have worked to elevate hip-hop to a new artistic level. He often recruits street dancers, developing technical skills and experience in collective and choreographic work.

This journey of Beltrão and the entire Grupo de Rua, from its origins in Niterói to becoming an internationally respected name, reflects his unique ability to re-imagine and reinvent hip-hop dance with the Grupo de Rua, making it a powerful form of artistic and social expression.

Complete Grupo de Rua's history 

The british theater Sadlers Well's presented Grupo de Rua de Niterói as the author of a work that is "pushing the boundaries of contemporary dance into entirely new territory, blending diverse influences, including hip-hop, to create a totally renewed choreographic language". And that really is a good summary of what he is actually doing.

Helena Katz

O GRUPO

Direção artística

Assistente de direção

Dançarinos

BRUNO BELTRÃO​

GILSON NASCIMENTO

ALCI JUNIOR KPUE

SILVIA KAMYLA

RENANN FONTOURA

EDUARDO HERMANSON

LEANDRO GOMES

LEONARDO LAUREANO

WALLYSON AMORIM

ANTONIO CARLOS KINHO

SAMUEL DCRISTO

CAMILA DIAS

OBRAS

(2022)

(2017)

(2013)

(2008)

(2005)

(2003)

(2002)

 (2001)

(2001)

WORKS

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