top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

AGRADECIMENTOS

NOTÍCIAS

TRAJETÓRIA

BLOG

+55 21 998787706

 2026 - GRUPODERUA

Engenho do Mato, Niterói - Rio de Janeiro

preto.png

Add a Title

Add paragraph text. Click “Edit Text” to update the font, size and more. To change and reuse text themes, go to Site Styles.

Add a Title

ant
Logomarca - GRUPODERUA
prox

Poesia e Poder

Tendências da dança contemporânea no Festival de Dança de Munique

Malve Gradinger

Tendências da dança contemporânea no Festival de Dança de Munique


A 11ª Bienal de Dança de Munique encantou, ensinou – e também decepcionou em alguns momentos. Mediocridades ou fracassos são inevitáveis para os curadores – Bettina Wagner-Bergelt não foi poupada –, quando, por motivos financeiros, adquirem produções que são cofinanciadas por diversos parceiros. A estreia de “Apertae”, do francês Bernardo Montet, ainda estava em um estado conceitual bruto. O que ficou ainda mais evidente em comparação com “12.... no espelho retrovisor esquerdo no estacionamento da Woolworth”, de VA Wölfl, visto no dia anterior.


O diretor de longa data da Neuer Tanz Düsseldorf, que nos parecia um pouco exausto ultimamente, visivelmente recarregou as energias. Neste concerto pop minimalista de dança macabra – uma cortina de homens de osso se move em câmera lenta pelo palco! – sobre nosso mundo midiático estridente e o grotesco circo político, tudo foi altamente pensado e refinado: até as cordas vocais, até os sons e fluxos de palavras (dos apresentadores) sobrepostos, até as pontas dos dedos de seus versáteis artistas, brilhantemente estilizados como máquinas de falar e cantar.


O belga Wim Vandekeybus, como Wölfl, vanguardista do início dos anos 80, desenvolveu em “Spiegel”, uma compilação de seus trabalhos mais importantes, a poesia silenciosa do teatro de dança e o poder da nova dança, semelhante ao de um dublê – quase um filme de ação ao vivo –, o que nos deixou eufóricos naquela época e agora novamente. Wölfl, com suas transgressões, e o dinâmico Vandekeybus formam, do ponto de vista histórico, depois e ao lado do teatro dançante de Pina Bausch, as duas principais correntes (europeias) da dança contemporânea.


Viu-se um estudo corporal e vocal um tanto excêntrico, como se tivesse sido teletransportado dos anos 60, da pioneira da dança norte-americana Deborah Hay; a simpática e rústica performance narrativa e de movimento de Wendy Houstoun, datada aproximadamente da década de 70. E, recém-chegada do Brasil: a variante hip-hop de Bruno Beltrão. Mas, na revolução da dança contemporânea, a dança de rua perdeu sua força, seu charme, sua alma.

preto.png
preto.png

matéria

Dez anos de dança

preto.png

matéria

Dança de Rua ganha status de coreografia

preto.png

matéria

Dança da rua para o mundo

bottom of page