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Prodança

Programa de apoio a dança

Logomarca - GRUPODERUA

A cidade escolhida para o Grupo de Rua foi Campos dos Goytacazes. Durante oito dias intensos a cia percorreu diversas localidades incluindo as comunidades Baleeira, Tira-gosto, Ponta-Grossa, Tapera e Ibitioca, alem de um trabalho no CRIAM. Em cada local, jovens e crianças participaram de aulas de hip-hop, oficinas e rodas de breaking.

Teoria e prática do corpo

Para tentar garantir que o impacto do projeto fosse duradouro, o GRN implantou pequenas bibliotecas, audiotecas e videotecas de dança em cada comunidade visitada. Esses recursos incluíam livros, além de CDs e DVDs com músicas e performances de bboys. A ideia era ampliar o acesso ao conhecimento e estimular o interesse contínuo pela dança, mesmo após o término das atividades presenciais.

Cada dia de atividades foi encerrado com apresentações. A presença do cantor de rap Mano Keilo, da própria cidade, trouxe ainda mais força para a mensagem de resgate social e dignidade através de suas letras. 

O Grupo de Rua encontrou alguns desafios ao longo do caminho, como a falta de espaços adequados para as aulas, o que muitas vezes forçou as atividades a serem realizadas nas ruas e praças. 

E amanhã?

Um tema recorrente nas entrevistas foi a preocupação com a falta de continuidade de projetos do Estado, ressaltando a importância de manter a consistência das atividades para maximizar seu impacto nas comunidades. Uma professora mencionou: "Nós gostaríamos que o projeto fosse mais vezes e por mais tempo, não só em uma tarde, mas em várias tardes." A pedagoga Maria Elisia, do PETI comentou algo similar: "Aqui em Campos nós temos 36 polos, que esse projeto se expandisse a esses 36 polos, porque todos necessitam desse conhecimento." Além disso, uma professora destacou a importância do apoio governamental para garantir a continuidade: "É bom que o governo do estado, a secretaria de cultura, invistam nisso, para que esse trabalho não seja só uma coisa de um sábado, mas pelo menos uma vez por semana, ou pelo menos uma vez por mês." Essa falta de continuidade não é um problema exclusivo do ProDança, mas uma característica grave e comum em muitos projetos no Brasil. A descontinuidade em programas sociais é um dos principais obstáculos para o desenvolvimento em comunidades vulneráveis, muitas vezes falhando em produzir impactos duradouros e deixando-as sem o suporte necessário para uma verdadeira transformação.

Patrocinio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Secretária de Cultura

HELENA SEVERO

Apoio

PREFEITURA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES 

 

Agradecimentos especiais

João Marcos Beltrão, Norma Cassia, Prefeitura de Campos, Sub Secretário Jorge Rosa, Livia Amorim, Secretária Jane Munes, Vera Maia, Daniela Pedras, Sebastião Raphael, Caio Nunes, Vitor Ramalho, UniverCidade, Roberto Pereira, Silvia Soter, Lia Rodrigues, Adriana Pavlova, Leonel Brum, Beatriz Cerbino, Nayse Lopes, Ugo Alexandre, Fenando Coolbano, Paulo Azevedo, Gustavo Motta, Francisco Andrade, Daniel Nicolato, Rafael Durão, Marcio Garcia, Thiago Hortala, Vanessa Motta, Vora Mala, Gabriela Monnerat, Mano Kalon e Banda, Carlos Alberto (Betao), Luciano Grain (Perereca)

 

Todos os professores, alunos o moradores da

CONUNIDADE TIRA-GOSTO

COMUNIDADE BALEEIRA

Escola Visconde do Rio Branco
CRIAM - Centro de atendimento ao menor

 

JORNAL A NOTÍCIA

TV LITORAL

TV PLANÍCIE

TV RECORD

JORNAL MONITOR

 

 

O ProDança - Programa de apoio a Dança foi uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e idealizado pela equipe da Secretária de Cultura Helena Severo. O objetivo era levar a dança produzida por 16 companhias na capital para o interior do estado, através de uma série de atividades que uniam cultura e educação.

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GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Secretária de Cultura

HELENA SEVERO

Apoio

PREFEITURA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES 

 

Agradecimentos especiais

João Marcos Beltrão, Norma Cassia, Prefeitura de Campos, Sub Secretário Jorge Rosa, Livia Amorim, Secretária Jane Munes, Vera Maia, Daniela Pedras, Sebastião Raphael, Caio Nunes, Vitor Ramalho, UniverCidade, Roberto Pereira, Silvia Soter, Lia Rodrigues, Adriana Pavlova, Leonel Brum, Beatriz Cerbino, Nayse Lopes, Ugo Alexandre, Fenando Coolbano, Paulo Azevedo, Gustavo Motta, Francisco Andrade, Daniel Nicolato, Rafael Durão, Marcio Garcia, Thiago Hortala, Vanessa Motta, Vora Mala, Gabriela Monnerat, Mano Kalon e Banda, Carlos Alberto (Betao), Luciano Grain (Perereca)

 

Todos os professores, alunos o moradores da

COMUNIDADE TIRA-GOSTO

COMUNIDADE BALEEIRA

Escola Visconde do Rio Branco
CRIAM - Centro de atendimento ao menor

 

JORNAL A NOTÍCIA

TV LITORAL

TV PLANÍCIE

TV RECORD

JORNAL MONITOR

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Prodança

Programa de apoio a dança

O ProDança - Programa de apoio a Dança foi uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e idealizado pela equipe da Secretária de Cultura Helena Severo. O objetivo era levar a dança produzida por 16 companhias na capital para o interior do estado, através de uma série de atividades que uniam cultura e educação.

A cidade escolhida para o Grupo de Rua foi Campos dos Goytacazes. Durante oito dias intensos a cia percorreu diversas localidades incluindo as comunidades Baleeira, Tira-gosto, Ponta-Grossa, Tapera e Ibitioca, alem de um trabalho no CRIAM. Em cada local, jovens e crianças participaram de aulas de hip-hop, oficinas e rodas de breaking.

Teoria e prática do corpo

Para tentar garantir que o impacto do projeto fosse duradouro, o GRN implantou pequenas bibliotecas, audiotecas e videotecas de dança em cada comunidade visitada. Esses recursos incluíam livros, além de CDs e DVDs com músicas e performances de bboys. A ideia era ampliar o acesso ao conhecimento e estimular o interesse contínuo pela dança, mesmo após o término das atividades presenciais.

Cada dia de atividades foi encerrado com apresentações. A presença do cantor de rap Mano Keilo, da própria cidade, trouxe ainda mais força para a mensagem de resgate social e dignidade através de suas letras. 

O Grupo de Rua encontrou alguns desafios ao longo do caminho, como a falta de espaços adequados para as aulas, o que muitas vezes forçou as atividades a serem realizadas nas ruas e praças. 

E amanhã?

Um tema recorrente nas entrevistas foi a preocupação com a falta de continuidade de projetos do Estado, ressaltando a importância de manter a consistência das atividades para maximizar seu impacto nas comunidades. Uma professora mencionou: "Nós gostaríamos que o projeto fosse mais vezes e por mais tempo, não só em uma tarde, mas em várias tardes." A pedagoga Maria Elisia, do PETI comentou algo similar: "Aqui em Campos nós temos 36 polos, que esse projeto se expandisse a esses 36 polos, porque todos necessitam desse conhecimento." Além disso, uma professora destacou a importância do apoio governamental para garantir a continuidade: "É bom que o governo do estado, a secretaria de cultura, invistam nisso, para que esse trabalho não seja só uma coisa de um sábado, mas pelo menos uma vez por semana, ou pelo menos uma vez por mês." Essa falta de continuidade não é um problema exclusivo do ProDança, mas uma característica grave e comum em muitos projetos no Brasil. A descontinuidade em programas sociais é um dos principais obstáculos para o desenvolvimento em comunidades vulneráveis, muitas vezes falhando em produzir impactos duradouros e deixando-as sem o suporte necessário para uma verdadeira transformação.

 

 

O ProDança - Programa de apoio a Dança foi uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e idealizado por Helena Severo e sua equipe, com o objetivo de levar a dança produzida por 16 companhias na capital para o interior do estado, através de uma série de atividades culturais.

Durante oito dias, o Grupo de Rua, numa parceria com a Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) percorreu diversas localidades de Campos dos Goytacazes, incluindo as comunidades Baleeira, Tira-gosto, Ponta Grossa, Tapera e Ibitioca, além de uma visita ao CRIAM (Centro de Recursos integrados de atendimento ao menor). Em cada local, jovens e crianças participaram de aulas de hip hop, oficinas e rodas de breaking.

Teoria e prática do corpo

Para tentar garantir que o impacto do projeto fosse duradouro, o GRN implantou pequenas bibliotecas, audiotecas e videotecas de dança em cada comunidade visitada. Esses recursos incluíam livros, além de CDs e DVDs com músicas e performances de bboys. A ideia era ampliar o acesso ao conhecimento e estimular o interesse contínuo pela dança, mesmo após o término das atividades presenciais.

Cada dia de atividades foi encerrado com apresentações. A presença do cantor de rap Mano Keilo, da própria cidade, trouxe ainda mais força para a mensagem de resgate social através de suas letras. 

O Grupo de Rua encontrou alguns desafios ao longo do caminho, como a falta de espaços adequados para as aulas, o que muitas vezes forçou as atividades a serem realizadas nas ruas, praças ou gramados. 

E amanhã?

Um tema recorrente nas entrevistas foi a preocupação com a falta de continuidade de projetos do Estado, ressaltando a importância de manter a consistência das atividades para maximizar seu impacto nas comunidades. Uma professora mencionou: "Nós gostaríamos que o projeto fosse mais vezes e por mais tempo, não só em uma tarde, mas em várias tardes." A pedagoga Maria Elisia, do PETI comentou algo similar: "Aqui em Campos nós temos 36 polos, que esse projeto se expandisse a esses 36 polos, porque todos necessitam desse conhecimento." Além disso, uma professora destacou a importância do apoio governamental para garantir a continuidade: "É bom que o governo do estado, a secretaria de cultura, invistam nisso, para que esse trabalho não seja só uma coisa de um sábado, mas pelo menos uma vez por semana, ou pelo menos uma vez por mês." Essa falta de continuidade não é um problema exclusivo do ProDança, mas uma característica grave e comum em muitos projetos no Brasil. A descontinuidade em programas sociais é um dos principais obstáculos para o desenvolvimento em comunidades vulneráveis, muitas vezes falhando em produzir impactos duradouros e deixando-as sem o suporte necessário para uma verdadeira transformação.

Patrocinio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Secretária de Cultura

HELENA SEVERO

Grupo de Rua
Bruno Beltrao
Rodrigo Bernardi
Alessandra Pinho
Rafael Botelho
Eduardo Hermanson

Anderson Serpente
Marta Nunes
 

Apoio

PREFEITURA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES 

 

Agradecimentos especiais

João Marcos Beltrão, Norma Cassia, Prefeitura de Campos, Sub Secretário Jorge Rosa, Livia Amorim, Secretária Jane Munes, Vera Maia, Daniela Pedras, Sebastião Raphael, Caio Nunes, Vitor Ramalho, UniverCidade, Roberto Pereira, Silvia Soter, Lia Rodrigues, Adriana Pavlova, Leonel Brum, Beatriz Cerbino, Nayse Lopes, Ugo Alexandre, Fenando Coolbano, Paulo Azevedo, Gustavo Motta, Francisco Andrade, Daniel Nicolato, Rafael Durão, Marcio Garcia, Thiago Hortala, Vanessa Motta, Vora Mala, Gabriela Monnerat, Mano Kalon e Banda, Carlos Alberto (Betao), Luciano Grain (Perereca)

 

Todos os professores, alunos o moradores da

CONUNIDADE TIRA-GOSTO

COMUNIDADE BALEEIRA

Escola Visconde do Rio Branco
CRIAM - Centro de atendimento ao menor

 

JORNAL A NOTÍCIA

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Prodança

Programa de apoio a dança

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