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Programa do Festival Eurokaz​, Croácia - junho 2004

A performance Telesquat leva o nome de uma suposta doença que foi diagnosticada por médicos nos anos 50 e tem como causa a exposição excessiva à televisão. Em sua performance, Beltrao pesquisa a influência da televisão em nossa cognição de ver e pensar sobre o mundo. Com o surgimento da televisão, a noção de mediação cresce essencialmente; a presença crescente da televisão e o terror da mídia determinam nosso nível de realidade como uma metáfora de um armazém, um depósito de distâncias que, até agora, não se impunham na compreensão entre o homem e o mundo. 


A música, juntamente com outros efeitos, paradoxalmente ajuda a performance da dança a se tornar compreensível e atraente, mas também estrangula o imediatismo energético do movimento, dando-lhe volume. A palavra flui em muitas formas de afirmação e torna o mundo sublinhado, enfatizado e preparado para a formulação. A quantidade de mediadores entre o corpo que dança e o público cresce gradualmente.

 

Nesse jogo, construído em diferentes níveis de compreensão, Beltrao transforma lentamente a cena em um caos infinito. Soldados ociosos, astronautas e pingüins tornam-se monstros, guerreiros agressivos que atacam extraterrestres. 

Machos excitados fluem para o céu, desaparecendo em monitores de computador espalhados pelo espaço do teatro, e se estrangulam furiosamente com o barulho que corre pelo universo. Os comentários sobre o que está acontecendo fazem parte da performance e variam de um subtexto irônico, passando pela tagarelice teórica até as associações livres. Ao mesmo tempo, os jogos de confusão e esclarecimento se entrelaçam. Os dançarinos se separam lentamente, mas com segurança, do chão e também do público.

Essa apresentação é muito mais do que uma coreografia finalizada, é um laboratório insaciável de experimentos. Ele está forçando a conexão entre o público e os dançarinos e, ao mesmo tempo, confunde o público com as camadas que ele insere entre eles. Com camadas, Beltrao quer dizer legendas falsas, uso de tela em 3D, efeitos sonoros especiais e um dançarino na plateia que explica o que está acontecendo no palco. E não há muito o que explicar: os corpos dos dançarinos demonstram apenas o vocabulário formalizado de técnicas de movimentos agudos de breakdance, que, por meio de sugestões externas agressivas, faz jorrar o prazer produtivo e impõe as regras do discurso simbólico.

Com Telesquat, Beltrao constrói uma revisão da ironia discursiva na forma de uma fantasia de conto de fadas midiática.

Bruno Beltrão é um jovem artista brasileiro. Em seus trabalhos, ele brinca habilmente com as expectativas do público. Não está interessado em demonstrar um alcance acrobático perigoso, ele tenta redirecionar a dança de rua para a linguagem artística. Começou sua carreira como dançarino de hip-hop aos treze anos de idade em sua cidade natal, Niterói, um subúrbio do Rio de Janeiro. Aos dezesseis anos, fundou sua própria companhia e, aos vinte, voltou-se para a dança contemporânea. 

CONCEPÇAO E DIREÇAO ARTISTICA

ASSISTENTE DE DIREÇAO E ENSAIADOR

 

ILUMINAÇAO 

BAILARINOS

BRUNO BELTRÃO​

GABRIELA MONNERAT

RENATO MACHADO

EDUARDO HERMANSON

EDUARDO REIS 

GHEL NIKAIDO

ALEXANDRE DE LIMA 

UGO ALEXANDRE

EQUIPE

 

 

A sensação do festival foi Telesquat. É verdade que utilizam o hiphop como linguagem de movimento, mas o hiphop é apenas o ponto de partida para uma formidável explosão de linguagem e imagens. Quatro homens alinham-se, imóveis, ou executam um simples gesto numa praça. As legendas descrevem o gesto, enquanto um comentador interpreta exatamente o que os homens estão a fazer. Parecem ter múltiplas identidades, demonstrando uma dança de pinguins ou indo para a guerra com extraterrestres. A fantasia, os códigos de dança altamente complexos e a linguagem falada e escrita fundem-se aqui num caos extremamente emaranhado. Por várias vezes ouvimos "Ele quer dizer alguma coisa": é precisamente este o problema, no meio desta superabundância de informação.

Quando os espectadores são questionados sobre a sua experiência, as leituras são simultaneamente pessoais e disparatadas. Desta forma, as simples fantasias sobre o hiphop como linguagem universal e compreensão global são minadas. Telesquat acaba por ser uma espécie de jogo de vídeo muito violento e beligerante, digamos no nível 10, em que as regras, os níveis de linguagem e as quantidades de informação ficam fora de controlo. Resta apenas o excesso e os homens que desejam esse excesso.

Festival international de dança Klapstuk #11 em Louvain
De Morgen 

9 Oct 2003 • French





Uma performance que ofereceu puro prazer visual de uma forma intrigante, mas que abordou abertamente questões conceptuais, foi "Telesquat" do Grupo de Rua de Niterói do coreógrafo brasileiro Bruno Beltrão. A dança de Beltrão baseia-se na "dança de rua" mas, como demonstrou numa pequena mostra, pode utilizá-la para criar imagens coreográficas pungentes. O mesmo acontece em "Telesquat". A partir de uma simples apresentação dos quatro intérpretes, desenvolve-se uma ação à qual se acrescentam cada vez mais camadas de significado, sobretudo quando os quatro bailarinos estão simultaneamente presentes em ecrãs de vídeo e ao vivo. Aqui, Beltrão explora o impacto da cultura televisiva e dos jogos de vídeo na realidade psicológica dos jovens. No entanto, não o faz de forma alegórica ou pedante, mas numa forma que gradualmente se assemelha cada vez mais a uma festa em casa. A análise e a perceção entram aqui num curioso casamento. 

Pieter T'Jonck

Kunstenfestivaldesarts: de antenne van de wereld

De Morgen • 

7 May 2008 • Dutch

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