Das matinês em Niterói até aos palcos internacionais, o percurso do Grupo de Rua é indissociável das suas raízes. Neste microsite, regressamos ao passado para descobrir toda a viagem até aos dias de hoje.
FUNDAÇÃO
Após dois anos na Academia Helfany e Jania, aos 16 anos, Bruno e Rodrigo buscaram um novo espaço para expandir suas ambições artísticas, como representar a cidade em eventos no Brasil e no exterior. Com a generosa acolhida de Rose Mansur, que abriu as portas de sua academia, eles realizaram a primeira audição que daria vida ao grupo. Em 15 de julho de 1996, Bruno e Rodrigo fundam o Grupo de Rua de Niterói, na Academia Rose Mansur.
Após dois anos na Academia Helfany e Jania, aos 16 anos, Bruno e Rodrigo buscaram um novo espaço para expandir suas ambições artísticas, como representar a cidade em eventos no brasil e no exterior. Com a generosa acolhida de Rose Mansur, que abriu as portas de sua academia, eles realizaram a primeira audição que daria vida ao grupo.
Em 15 de julho de 1996, a trajetória de Bruno e Rodrigo atingiu um ponto decisivo com a fundação do Grupo de Rua de Niterói, na Academia Rose Mansur.
1996
Jorge Sankler e Jorge Luciano Neres de Carvalho, gêmeos com um pé no circo e outro na cena hip hop, são conhecidos por suas acrobacias espetaculares.
Em uma ocasião, eles visitaram um treino do Grupo de Rua, liderado por Werneck, no colegio Salesianos, em Niteroi. Werneck e os Gemeos faziam alguns projetos juntos.
Durante a visita, um dos irmãos, executou uma manobra impressionante. Ele iniciou um mortal para trás, mas, em um movimento surpreendente, decidiu interromper a acrobacia no ápice e aterrissou suavemente em uma cama de mola. A cena inesperada deixou todos os bailarinos do Grupo boquiabertos, marcando o dia com um misto de suspense e admiração.
Visita dos Gêmeos
Terceira guerra adolescente
Terceira guerra adolescente
A Última Profecia' marca o início do Grupo de Rua na cena da dança amadora
Desde sua formação, o Grupo de Rua não perdeu tempo em marcar seu território no competitivo mundo dos festivais de dança. Com "A Última Profecia", uma coreografia inspirada nas previsões de Michel de Nostradamus, esta coreografia abriu o caminho para uma série de vitórias, com o grupo conquistando primeiro lugar em todos os nove festivais nos quais competiram, oito no estado do Rio e um na Itália.
Add a Title
Da rua ao tumbling
Da rua ao tumbling
Da rua ao tumbling
A experiência com o professor Werneck
Entre 1997 e 1999, o Grupo de Rua teve a oportunidade de aprender ginástica olímpica com o professor Werneck. Ele era um dos mais respeitados instrutores da cidade, e também uma figura importante na vida de Beltrão.
Bruno, que havia sido aluno de Werneck dos 7 aos 12 anos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), reencontrou o mentor em uma fase crucial. O reencontro reacendeu a paixão de Bruno pelo esporte e selou uma parceria inédita: em troca de treinamento, o grupo se apresentava em alguns eventos de ginástica organizados por ele. Após a morte de Werneck, a Prefeitura de Niterói criou o Torneio de Ginástica Carlos Werneck, homenageando seu legado e mantendo sua memória viva na comunidade da ginástica artística.
A Experiência
1997
...
1997
experiência
A terceira coreografia do Grupo de Rua, estreou no Festival Tápias, em 1997, no Teatro Carlos Gomes. Depois da peça anterior, o grupo estava ansioso por repetir o feito de ganhar novamente o primeiro lugar neste festival. A coreografia contava a história de uma cientista que teve seus avisos ignorados pela comunidade sobre uma catástrofe iminente.
Competições,
eventos e tv
Os primeiros anos do Grupo de Rua
Nos seus primeiros quatro anos, o grupo se apresentou em diversos eventos, desde a chegada do Papai Noel no Maracanã até desfiles na passarela para a coleção de Sebastião Raphael. O GRN dançou em eventos sob o sol escaldante das praias, e também fazia apresentações especiais para marcas como Gillette e Danone. Esteve em programas de televisão como o Show da Xuxa; o Som Brasil, ao lado de Lulu Santos e Claudinho e Buchecha e no Vida ao Vivo Show, do Luiz Fernando Guimarães e Pedro Cardoso. Em 2000, encerrando a fase de participações especiais, o grupo desfilou no Sambódromo para a Mocidade Independente.
Add a Title
2000
Visita ao circo
De volta a Niterói, após o Festival Internacional di Funk ENDAS, o Grupo de Rua se prepara para um novo desafio: participar de um espetáculo de circo na Concha Acústica com o renomado diretor francês Pierrot Bidon. Encantado, o diretor convida a cia para participar do "Circo da Madrugada", um espetáculo com 50 artistas de diversas origens. A temporada começa em Niterói, em 2000, e se estende a Lyon, na França.
Pierrot Bidon foi um visionário do mundo do entretenimento, mais conhecido por fundar o icônico circo francês Archaos, que revolucionou a arte circense moderna nos anos 80.
O estilo de Bidon foi fundamental para o desenvolvimento do "novo circo", uma vertente que enfatiza uma narrativa forte e inovações estéticas, influenciando gerações de artistas em todo o mundo. Sua obra permanece um legado de criatividade e ousadia, celebrada por transformar radicalmente a percepção pública do que poderia ser um espetáculo circense.
Se for dirigir, não dance
Em meio aos preparativos para o espetáculo na Concha Acústica de Niterói, durante um dos ensaios, Bruno tomou uma decisão que mudaria seu papel na companhia.
Ciente de sua dificuldade em conciliar as funções de diretor e dançarino, Bruno falou com Rodrigo sobre sua intenção de se afastar dos palcos e se dedicar exclusivamente à direção e coreografia. Essa decisão, tomada precocemente abriu espaço para que Bruno explorasse seu potencial como líder e criador, impulsionando o Grupo de Rua para novos patamares.
.
1998
Nos seus primeiros quatro anos, o grupo se apresentou em diversos eventos, desde a chegada do Papai Noel no Maracanã até desfiles na passarela para a coleção de Sebastião Raphael. O GRN dançou em eventos sob o sol escaldante das praias, e também fazia apresentações especiais para marcas como Gillette e Danone. Esteve em programas de televisão como o Show da Xuxa; o Som Brasil, ao lado de Lulu Santos e Claudinho e Buchecha e no Vida ao Vivo Show, do Luiz Fernando Guimarães e Pedro Cardoso. Em 2000, encerrando a fase de participações especiais, o grupo desfilou no Sambódromo para a Mocidade Independente.
Passos até o primeiro voo
1998
Em 1998, o GRN apresentava sua coreografia "Metrópole" na Bienal do Livro no Rio Centro, quando, Alfredo Appicella, italiano proprietário de uma academia de dança e idealizador do Festival Internacional di Funk ENDAS em Nápoles, estava na plateia. Encantado pela performance, Appicella convidou o grupo para competir na Itália, embora sem oferecer as passagens aéreas necessárias.
Sem desistir até o final, as produtoras do grupo Norma e Ana conseguiram um apoio do governo do Estado do Rio de Janeiro. Em troca de comprometer-se a realizar oficinas e apresentações futuras, o grupo foi contemplado com 14 passagens aéreas, abrindo caminho para sua primeira viagem internacional.
Na competição, o GRN conquistou o primeiro lugar entre dez grupos de toda a Europa, com este se tornando o ultimo festival competitivo que o viria a participar.
Após ter chamado a atenção de um juiz que assistiu a apresentação, o GRN foi convidado para um churrasco de pizza, prato emblemático da cidade, que começou com a invenção da margherita durante o século XIX. Com vista para a baía de Nápoles, o grupo experimentou a autenticidade da receita local, uma maneira fechar a viagem e comemorar a vitoria.
Turbulência
após o voo
Ao voltar ao Brasil, Bruno, Rodrigo e as produtoras Norma e Ana se viram no meio de uma tempestade. Um grupo de mães, apreensivas com a segurança de suas filhas durante uma temporada na Itália, acusou o grupo de falta de comunicação, desencadeando um intenso conflito. A situação escalou ao ponto de afetar o financiamento do grupo pela Neltur, empresa de esportes e turismo de Niterói, que decidiu suspender sua ajuda de custo de dois mil reais dado a todo o grupo.
Enquanto a confusão se instalava, Bruno se viu num momento decisivo. Além da tensão no grupo, ele também estava no fim de seus estudos secundários, debatendo-se com a escolha de qual faculdade cursar. Desiludido com os projetos temporários e superficiais que vinham fazendo, estava dividido entre seguir um curso em cinema ou em dança. Influenciado por Vanessa e Tânia Mara, que já estavam na faculdade de dança, começou a considerar seriamente essa última opção.
.
1999
Metrópole
Criado para o espetáculo de fim de ano na Academia Rose Mansur o GRN estreia 'Deus Trovão'.
Mas foi só o começo, porque depois de um tempo ajustando e adicionando umas coisas aqui e ali, "Deus Trovão" evoluiu e virou "Metropole". A coreografia levou o grupo para participações especiais em programas de TV e todo tipo de evento.